Adecoarte nasceu da necessidade de organizar famílias vítimas da trágica explosão de fogos de artifício em 2007 em Santo Antônio de Jesus.
Desde então, a entidade tem promovido cidadania, voltando-se para a população carente e oferecendo inúmeras chances às pessoas. Através de cursos variados centenas de adolescentes, jovens, senhoras e homens adultos que passam por lá, aprendem uma arte, um ofício.
O adolescente Adenilton Ramos Silva
|
Inúmeros projetos vêm sendo desenvolvidos dentro das áreas de educação, artesanato, capacitação, eventos, esportes, saúde, meio ambiente, geração de renda familiar, economia solidária e outras atividades sociais.
Localizada em um dos bairros mais carentes da cidade, a Adecoarte fez do bairro São Paulo um bom exemplo de união entre as pessoas. Nasceu ali o grupo de mulheres artesãs, com apoio do Instituto Mauá, e que mantem até hoje a tradicional feira de artesanato toda quinta-feira em uma praça diferente da cidade, com grande sucesso.
A Escolinha de Esportes, mantida com apoio da Sudesb-Superintendência de Desportos do Estado da Bahia, absorve mais de uma centena de crianças e adolescentes. E o bom, é que a parceria Sudesb, Adecoarte e comunidade vêm gerando bons resultados práticos.
Para alegria dos associados e mais ainda da grande turma de adolescentes da Escolinha de Futebol, esta semana a entidade pode comemorar sua primeira grande vitória nesta área.
A Associação Desportiva Leônico é um clube de futebol de Salvador e um dos clubes mais tradicionais da Bahia, chegando a conquistar o campeonato baiano por uma vez e também um Torneio Quadrangular na capital baiana. Chegou também a fazer duas participações no Campeonato Brasileiro da Série A.
|
Bom de bola, o jovem atleta Adenilton Ramos Silva, o Saha, 16 anos, que reside no bairro São Paulo, em Santo Antônio de Jesus foi o escolhido e agora faz parte do Leônico que disputa campeonato o baiano de futebol juvenil neste ano.
O atleta revelado pelo projeto escolinha de futebol Adecoarte só foi descoberto, primeiro pelo seu talento nato e das portas abertas oferecidas pela parceria entre SUDESB e a instituição Adecoarte.
Agora é torcer para que mais atletas do interior sejam descobertos pela Sudesb em parcerias com os grandes times baianos, abrindo espaço e oportunidades a jovens que, sem estas parcerias – Estado e sociedade civil – jamais seriam notados pelo seleto mundo do futebol a instituição Adecoarte e associaçao despotiva Leonico.